Member-only story

鬼鎮 (Ghosttown), people say…

jonCates
6 min readJun 20, 2021

--

Selected commentaries, responses, and reviews of
鬼鎮 (Ghosttown), the Glitch Western series of films, games, and writings
created by jonCates

鬼鎮 (Ghosttown) “não é uma ode ao gênero e sim a exorcização. Não apenas do western em si, mas de que tudo o que há de mal resolvido naquela parte do território dos Estados Unidos.
O cowboy não tem voz em “CidadeFantasma“, o cineasta concede justiça e nos desloca daquele ambiente masculinizado e branco e entrega o discurso a uma jovem representante do povo navajo (diné, para respeitar a etnia, conforme informação da própria narradora). Uma nação que se construiu a partir da exploração de território e ao preço da escravidão e do genocídio. Cates nos lembra desde o princípio que estamos lidando com incontáveis mortes, atirando caveiras no meio da tela em larga escala. Mas a personagem bem diz que “não tem como negar minha existência“. Sua voz transita pelos grandes símbolos do Oeste. O gado, a colheita de algodão, a pequena igreja protestante. Uma iconografia que nos chegou por osmose por culpa do próprio Cinema estadunidense.
Sendo uma obra que se vale dessas criações, estamos ainda dentro de experimentalismo provocador, mas sem qualquer verborragia visual (perdão pela licença poética) gratuita. Há debate aqui e gatilhos que transferem as representações de Cates para a contemporaneidade. Afinal de contas…

--

--

jonCates
jonCates

Written by jonCates

Glitch Art pioneer, Digital Art teacher, Media Art Hystories scholar; founder of Glitch School && Glitch Art Gallery in 台北,台灣 (Taipei, Taiwan) and online.

No responses yet